Como é a produção de um sobrado?

Realizar a execução de uma casa em formato de sobrado precisa ser bem desenvolvido, isso vem de ao fato de que casas com esse tipo de estruturas precisam ser muito bem elaboradas e estudadas.

Projetar um cronograma de toda produção do sobrado é fundamental para que a relação de tempo vs execução dê bons resultados.

A realização de um sobrado não é nada muito diferente do que qualquer outro tipo de obra convencional, no entanto, há diferenças em algumas etapas que vão ser feitas.

Análise do terreno

Antes de iniciar a execução da obra, é realizada a busca por um terreno que seja compatível com a criação de um sobrado, nesse caso é avaliado a estrutura terrena. Há situações em que é preciso realizar uma capina em todo o território do terreno em que foi demarcado para analisar a dimensão total do espaço. Feito isso, se realiza o estudo do solo, avalia se o terreno possui muitos declínios, nota-se o tipo de solo e outros levantamentos realizados.

Marcação, furo e concretando das estacas 

Essa parte é para determinar exatamente a base do projeto. Para que assim possa ser cavado os furos das estacas e se possa concretar todas as estacas, onde que dessa forma, a fundação da obra já possa ser começada.

Especificar onde vão estar os pontos de luz e água da residência

Parte do projeto precisa já conter a especificação do ponto central que vai trazer a luz e a água para dentro do sobrado. Ter essa parte já determinada, vai dar a segurança de que quando estiver na parte de instalações de tubulações e elétrica, não gere um empecilho futuro, pelo qual seja necessária uma modificação pequena ou grande no projeto. 

As fundações: como são as fundações de um Sobrado?

Bom nesse caso vai variar muito, isso por que, como dissemos antes, a estrutura do terreno é quem vai ditar o que vai ser executado ou o que pode ser feito no terreno, mas de forma geral em terrenos que não tem uma nivelação, começa então a realização de duas formas para se ter esse nível. Que são:

  • No próprio terreno ainda sem realizar o muro de arrimo, é feito fundações no solo original, com um acerto no nível, para assim subir as estruturas que vão dispersar os pesos das estruturas para as fundações 
  • A outra forma é a confecção de toda a estrutura do terreno, faz-se o muro de arrimo, e enche de aterro, compacta bem a terra e a partir disso projeta a fundação da estrutura. 

Aberturas das valas para baldrames e concretagem


O baldrame é intitulado muitas vezes como viga de fundação, utilizado principalmente em fundações rasas e para edificações de aspectos menores, como os sobrados. 

Essa parte requer que o profissional faça a abertura exata e milimetricamente no ângulo estipulado pelo projeto. Qualquer falha no cálculo pode acarretar uma diferença na construção futura.

Visto que o espaço aberto possui a reta correta, chega o momento da concretagem do espaço. Assim que o baldrame estiver sólido é levantado uma estrutura em tijolos adobe e impermeabilizados 

Vigamentos e colunas 

Quando o solo já se encontra nivelado ou compactado e as fundações estão produzidas impermeabilizadas. Dar-se início ao levantamentos dos pilares para assim fazerem as estruturas de selamento das paredes e a colocação de portas e janelas. 

Essa parte é importante que toda a estrutura seja bem realizada, isso decorre pelo fato de que serão elas as responsáveis por capturar todo o peso e direcionar as fundações que por sequência liberaram para o solo.

Assim que se consegue a altura do primeiro piso, fecha-se tudo para prosseguir ao piso acima. Onde se levanta novamente as estruturas de vigamento da laje e as colunas. 

Levantamento das paredes

Quando as vigas e as colunas estiverem bem secas, começa a levantar as paredes, deixando espaços apenas para as portas e janelas. 

Desenvolvimento das escadas

Assim como as paredes, já começa a ser levantado a escada para o andar de cima. 

Preparação das lajes

Após o levantamento resta desenvolver as lajes, para isso é necessário que faça escoras provisórias para que não sofra com preso no centro da laje, formando uma “barriga”. 

Quando todas as escoras estiverem seguras, bem fixas, já pode começar a concretação de toda a laje e esperar a secagem do concreto. É importante mencionar que para esse momento precisa umedecer toda a laje, dessa forma evita rachaduras ou fissuras que podem acarretar vazamentos.

Platibanda

Há muitas edificações de sobrados que trazem platibanda. Depois de todas as paredes levantadas e lajes estarem prontas entra em cena a platibanda, com a função de ocultar as superfícies de telhados ou lajes. 

Os revestimentos reboco, emboço e chapisco

Os acabamentos são essenciais para deixar toda a estrutura do espaço bem alinhada e sofisticada. Apenas desse modo se pode alcançar esse resultado. 

Primeiro é realizado o chapisco, depois aplicado o emboço e por último o reboco, para deixar toda superfície lisa. 

Anexação das tubulações e as partes elétricas

Esta parte muitas vezes é realizada após o levantamento de toda a estrutura do sobrado. Porque, desse modo, se for necessária uma modificação pequena na localização não será preciso realizar o processo mais uma vez. 

Colocação das estruturas como portas, janelas, pias, bancadas e etc

Essa é considerada uma das partes finais, isso porque é chegado o momento de colocar todos os objetos em seu devido lugar. 

Colagem dos pisos

Quando cada objeto estiver no lugar correto, é anexado os pisos e azulejos nos banheiros, quartos, cozinhas, etc. 

Instalação do forro no teto

Assim que todos os revestimentos estiverem anexados, começa a ser posto o forro, que pode ser de gesso, de madeira, de isopor, de PVC e entre outros.

Pintura da edificação 

Antes de colocar as luminárias de teto e paredes, pinta-se para que a finalização seja precisa e não suje as luminárias. 

Instalação das luminárias

As instalações das luminárias são as últimas partes de todo o processo de dentro da residência. 

Confecção do muro e áreas de lazer 

Essa parte pode ser feita tanto no final, quanto junto ao processo de construção do sobrado. Há empresas de construção que realizam todo o processo junto, para que assim cada etapa seja iniciada e finalizada juntas. No entanto, esse procedimento fica a critério do realizador do projeto.

Toda a realização de um sobrado leva em média de 6 meses a 9 meses dependendo da construtora, pois pode ocorrer atrasos que demandará mais a necessidade de tempo. Outro adendo que deve ser considerado é o tamanho do sobrado.

A Tempos é uma incorporadora que realiza projetos que se destacam em dois fatores, projetos que trarão a melhor residência para seus futuros moradores e em investimentos imobiliários. Nossa proposta é oferecer as melhores oportunidades em imóveis para nossos clientes. Por isso pedimos que venham conversar conosco para nos conhecer melhor. 

Seu sonho construímos aqui.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Conteúdos