As casas geminadas estão se tornando uma febre no mundo imobiliário. O motivo para isso estar ocorrendo é pelo fato de serem mais em conta e podem ser produzidas com uma qualidade superior.
Muitos projetos de incorporadoras estão vendo ela como uma solução prática, sendo notada por valer mais apenas, pois o tamanho do terreno que está sendo disposta a construção, que é, por vezes, menor que o comum, pode ter mais de uma casa.
Para entender melhor estaremos fazendo todo detalhamento sobre esse tema para dar um fim a sua dúvida em referência a elas.
O que são casas geminadas?
São casas construídas ligadas umas às outras onde possuem estruturas simétricas e de formato espelhado, de fato como uma figura no espelho. Embora as casas geminadas estejam encostadas uma a outra, dependendo do padrão de acabamento e capricho, as paredes de divisa são feitas com paredes duplas e isolamento acústico entre as unidades. Podem ser chamadas também de casas conjugadas.
Boa parte da procura deste tipo de casa é feito por pessoas que desejam uma moradia mais acolhedora, já que boa parte dessas casas permitem isso; que tragam segurança, visto que são bem próximas a seus vizinhos e muitas vezes são projetadas em condomínios; e possuam um valor mais em conta e com maior qualidade em toda a estrutura.
Como são projetadas essas casas geminadas?
Todo o planejamento do projeto já vem com uma pré-análise do que vai ser construído. Boa parte das plantas projetadas em construções assim, são: casa térrea, sobrado, estilo moderno, simples e assim por diante.
Esse levantamento que eles realizam varia muito, mas a maioria das incorporadoras focam em princípios básicos para projetar as plantas. Elas pensam no estilo de vida das pessoas que irão adquirir o imóvel; o tamanho do terreno e a estrutura do solo que vai ser realizado a construção; e o que tem ao redor, nesse caso seria toda a infraestrutura do bairro, por exemplo os comércios.
Quais os respaldos que deve ter para regularizar a construção de casas geminadas?
Para que um empreendimento imobiliário tenha um retorno sobre o ivestimento acima da média, que tenha os beneficios fiscais que o ramo possue e que seja aprovado pela prefeitura, é de suma importância que todo o procedimento da obra e até mesmo anterior a ela seja realizado por especialistas do ramo.
No instante que for realizar o registro do imóvel, é imprescindível que se faça todo o detalhamento da construção, que sejam entregues os papéis do(s) proprietário(s) do terreno, o pedido para a prefeitura para a liberação do projeto, a metragem exata e também documento de todos os envolvidos na realização e outra infinidade de documentos que se deve apresentar para que a obra não seja embargada.
Cada localidade pode ter documentos necessários especificos para essa regularização. Assim averiguar com antecedência exatamente quais documentos são necessários para dar o start na construção será uma vantagem a mais para a construção do início ao fim.
Casas geminadas geram bons investimentos?
Tudo é bem elaborado para que as vendas sejam o mais assertivas possível e com altos lucros. Desde algum tempo o mercado imobiliário notou que esse tipo de construção é muito vantajoso, primordialmente na realização de condomínios. Isso porque, ela dinamiza o custo de construção e otimiza o lucro pelo fato da maioria dessas obras terem um bom aproveitameto de materiais e por consequência, um custo mais acessível que outros tipos de construções. Claro que isso varia de incorporadora para incorporadora.
Nesse processo todos que adquirem um imóvel no padrão geminado precisam estar cientes que há muitas coisas que cercam esse investimento. Que podem ser uma grande vantagem e desvantagens pelo quais podem minar a sua aquisição, caso não saiba o que deseja fazer. Por esse motivo, é preciso que ao comprar ou investir em lotes para construir casas assim, você já tenha uma boa ideia de escolha de imóvel.
As principais vantagens de investir em casas geminadas
- A economia na construção
Como havíamos comentado antes, esse tipo de construção, em comparação às outras, é muito mais acessível para confecção da obra, facilitando a venda.
- Aproveitamento de terreno
Pode parecer que isso não passa de um bônus na hora de construção, mas tudo é calculado e posto em questão, quando a planta do projeto é voltada para esse estilo de construção. Sem mencionar que pelo fato, também, das casas poderem possuír espaços comuns, paredes e telhados compartilhadors podem acabar por possibilitar esse aproveitamento melhor das áreas do terreno.
- Manutenção das casas
Por serem imóveis que compartilham paredes e parte das mesmas estruturas, existem menos áreas para pintura e para muitos acaba sendo mais em conta dividir a manutenção geral do condominio com outros moradores.
As principais desvantagens de investir em casas geminadas
- Se você quer uma casa iluminada por todos os ângulos e sem ruídos externos pode não ser a melhor escolha
Têm muitas pessoas que adoram morar em lugares que possuam um espaço mais iluminado ou que raios solares possam adentrar suas residências. Porém isso pode ser um problema para quem adquirir esse tipo de imóvel pois há uma proximidade entre as casas, que impossibilita esse desejo. Quando compramos uma casa germinada, temos que escolher entre duas e tres faces solares.
Caso o projeto não seja bom, a questão da ventilação pode ser um fator contra também. Isso ocorre pelo fato de que o espaço é mais contido, e se a casa não tiver um espaço maior nas áreas da janelas acaba tendo menos circulação de ar.
Caso as paredes sejam feitas de uma maneira simples, a facilidade de ouvir o vizinho do outro lado da parede se torna um fator contra. Por isso sempre avalie as construções que ofereçam estruturas de isolamento acústico, assim como as da Tempos Incorporadora, dessa forma vai ter menos ruído dos vizinhos.
- Privacidade e as áreas comuns
Pelo fato de ser um espaço dividido por vizinhos, muitas vezes acaba por ter conflitos se não houver regras de convivência. Esse problema apesar de não ser um empecilho do projeto, mas sim de moradores, deve ser considerado em qualquer prédio ou condomínio.
Sempre indicamos que antes de investir nesse tipo de imóvel, faça uma avaliação prévia do seu estilo de vida, para notar se enquadra com o estilo de vida que essas casas proporcionam. Agora para quem deseja investir nessas casas, precisa estar ciente de tudo que envolve.
Apesar de não ser uma forma tão recente de construção, ela vem ganhando peso e é provável que se solidifique ainda mais visto a questão do menor custo construtivo e disponibilidade reduzida de espaços nas grandes cidades.
Aqui na Tempos Incorporadora prezamos por gerar bons retornos aos nossos investidores e trabalhamos na produção de bons produtos para oferecer aos nossos clientes. Acreditamos que se bem executada, uma obra pode ser um bom investimento tanto para quem investe nela quanto para quem compra seu lar.