Saiba tudo sobre casas sustentáveis

Saiba tudo sobre casas sustentáveis

Construir casas sustentáveis pensando no consumo consciente está deixando de ser uma escolha estética para uma prioridade. Garantindo a maior aprovação de seus moradores.

A utilização de edificações sustentáveis estão sendo introduzidos fortemente no Brasil, a cada dia dá para notar bioconstruções em lugares urbanos e a expectativa futura é que ainda se tenha um crescimento maior.

Venha entender mais sobre esse tipo de construção.

O que são casas sustentáveis ou bioconstrução?

Uma casa sustentável tem como missão evitar os impactos no ecossistema em que são causados por materiais nocivos em toda a construção do projeto. Oferecendo assim para os residentes e para meio ambiente menos agressivo.

Em projetos de residências com foco em bioconstrução cada etapa ou espaço é pensada cuidadosamente, para que tudo compactuar com o intuito ou real valor do que está em questão, por isso cada ambiente da casa não focará na estética, mas sim na sua funcionalidade. 

Todo o sistema de hidráulica, iluminação, descarte, esgoto e uma soma de outros sistemas de funcionamento da casa terá uma atrelagem forte à sustentabilidade. Lembre-se o conceito principal é ter a residência ecologicamente correta.

Quais os diferenciais de uma casa sustentável?

  • Uso de energia solar 

Casas que possuem um sistema de sustentabilidade optam por painéis solares. Essa forma de extração de energia pode não ser a mais barata no momento que se compra, mas em relação ao tempo, ela é vista como o investimento mais favorável e com menor impacto até mesmo na conta de luz.

  • Reaproveitamento da água da chuva

O sistema de captação da água da chuva já comprovou seus benefícios na própria conta de água, onde a economia varia de 40% a 45%. O reaproveitamento da água da chuva já se encontra não só em casas sustentáveis, lugares como em edifícios e condomínios, onde toda água captada é usada para lavagem de espaços, irrigação de jardins, nas descargas, etc. Essa é a saída tranquila para se investir, já que boa parte do que se é investido, não exige tanto para o bolso.

  • Iluminação com lâmpadas de LED
    Esse tipo de lâmpada já vem sendo a solução mais econômica de menor custo que os lares e espaços comerciais podem adotar. Isso pelo fato delas terem uma duração maior, menores emissores de raios e sem mencionar uma economia de mais de 65% nas contas. 
  • Área de compostagem e cultivo verde
    A área verde e de compostagem trabalham aliadas para que todo o processo sustentável funcione perfeitamente.
    Coletar o lixo orgânico e transformá-lo em adubo é a forma mais positiva que pode ser gerado, o impacto que até mesmo você pode reduzir significativamente nos aterros e fazer com que possa cultivar alimentos mais orgânicos. 

O espaço verde é uma realidade para casas sustentáveis e não sustentáveis em sua teoria, isso pelo fato de que boa parte delas notaram que manter um jardim para cultivo é a forma mais positiva para o ar e a absorção de todo líquido.

Quais as principais vantagens de se ter uma casa sustentável?

Mesmo com as informações dadas acima é válido mencionar as vantagens que os residentes irão ter ao adquirir uma residência sustentável. Que são:

1- Apesar de ter um custo inicial de produção maior, que em comparação a outras residências convencionais, as casas sustentáveis oferecem um duração e diminuição em contas por maior tempo;

2- Os materiais usados podem ser uma vantagem a mais, isso pelo fato de muitos agirem como isoladores térmicos e protetores contra raios solares nocivos à saúde.

3- Materiais reciclados que podem ser usados na construção da casa. Como tínhamos dito antes, há materiais que agem como isolantes, objetos como isopor e garrafas plásticas podem ser isolantes acústicos.

4- Confortabilidade, possuir uma residência assim é sinônimo de conforto, isso porque toda a estrutura é pensada em trazer maior condição de bem estar para os moradores e para o ambiente que está localizado. Ou seja, a casa vai muitas vezes se adequar ao lugar e não o contrário. 

5- Iluminação totalmente pensada no ambiente. Muitas casas irão possuir uma iluminação única, isso vem pelo fato do projeto pensar em captar por completo a trajetória do sol, muitas vezes fazendo com que se possa aproveitar ao máximo a iluminação natural. 

6- Revestimentos naturais que tem em sua composição materiais minerais terra, utilizados até mesmo na confecção de tintas. Sendo um forte alívio para quem possui alergia a tintas não naturais. 

As principais desvantagens de se morar em casas sustentável?

Não existem muitas desvantagens em se ter uma casa sustentável. Contudo, há fatores que podem dificultar a construção da casa. Isso é devido ao fato de que pode ocorrer de não encontrar determinados com muita facilidade, já que construções desse tipo exigem os materiais corretos. E o valor, projetos assim podem custar mais que de outros tipos. Contudo, em uma relação de custo e benefício por vezes é a saída mais eficiente.

Casas ou espaços comerciais sustentáveis foram criados para trazer impacto positivo no que se diz respeito ao ambiente e também às pessoas. Por isso, quando uma pessoa resolve adotar esse tipo de projeto, tem que coincidir com sua personalidade.

Vale ressaltar que todo o projeto é pensado na localidade onde vai ser construído, deste modo cada projeto vai ser único, somando a personalidade do ambiente e dos moradores, com o que os residentes desejam.

A Tempos é uma incorporadora que realiza projetos que se destacam em dois fatores, projetos que trarão a melhor residência para seus futuros moradores e em investimentos imobiliários. Nossa proposta é oferecer as melhores oportunidades em imóveis para nossos clientes. Por isso pedimos que venham conversar conosco para nos conhecer melhor. 

Seu sonho construímos aqui.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Conteúdos