Aqui no Brasil esse tipo de construção de alvenaria é o mais presente. Isso vem pela questão de materiais, já que boa parte deles são mais fáceis de serem encontrados no mercado.
Desde da antiguidade há a presença desse tipo de construção, mesmo sendo usado com outros materiais, o clássico dos projetos são os blocos e o barro. A modernização do estilo de construção veio após o desenvolvimento das pirâmides, do coliseu e de outras estruturas históricas. Ao decorrer do tempo a modernização dos materiais foi sendo realizada e hoje é o que vemos sendo comercializados em casas de construções.
Vamos te explicar o que precisa saber desse tipo de construção.
A alvenaria na história
Como havíamos dito antes, a construção em estilo alvenaria, já data de 8.000 a.C., contudo pode ser bem mais antigo do que se imagina. Suas principais necessidades para a realização, eram moradia, separação territorial (delimitando espaços para não terem invasões) e até em monumentos para enaltecer sua origem e força.
Os materiais que mais compunham as estruturas das obras eram:
- Tijolos adobe era feito por material que compunha uma mistura homogênea e resistente, dentre elas estava água, fibras naturais, argila e outros possíveis materiais. Eles eram moldados por prensas artesanais que davam formas.
- Barro para desenvolver esse barro em específico precisava de uma quantidade de argila que ao ser colocada em altas temperaturas se enrijecia e se tornava resistente, ao ponto que nem mesmo a água poderia dissolver. Pode ser nomeado também como Barro Queimado.
- Blocos de arenitos são rochas que sofreram um processo de compactação cimentação, tendo como material a areia. Esta é uma rocha resistente, ela pode sobreviver as reações químicas e ao tempo. As rochas em que foram construídas as pirâmides eram feitas de arenitos.
Os tipos mais encontrados na construção de alvenaria
- Alvenaria estrutural
Essa é a estrutura mais antiga realizada, muitos edifícios antigos podem ser encontrados nesse tipo de sistema estrutural, ela pode ser nomenclatura como autoportante também, cujo a estabilidade é com o apoio de uma extremidade, fazendo dar mais suporte e deixar com maior sustentação a estrutura. Pelo fato de ter esse sistema, muitas vezes não há uma necessidade de construção de colunas ou vigas, porém há casos específicos, como um prédio de mais de 4 andares, que vai carecer da utilização de barras de aço para dar um suporte mais seguro.
Há diversos blocos que podem ser usados nessa técnica de infraestrutura, como ecológicos, concretos, concreto adobe, cerâmicos e entre outros.
Essa parte do processo de construção precisa ser realizada por profissionais de arquitetura, elétrica e hidráulica. No momento em que começam a levantar uma parede, as tubulações hidráulicas e elétricas são anexadas dentro dos blocos das estruturas. Fazendo com que o projeto possua uma melhor estrutura e que supre toda a necessidade do cliente.
Caso um cliente deseje realizar uma modificação no futuro, isso precisa ser considerado. Isso é pelo fato que esse tipo de estrutura não pode realizar uma demolição sem possuir ou estudar a planta do edifício, ou casa. Lembre-se: é uma parte que vai dar suporte a tudo.
- Alvenaria de vedação
Alvenaria de vedação ou convencional possui a função de separação de ambientes e sustentação do seu peso em si e de outros objetos, como janelas e portas. Desse modo há a necessidade da utilização de outras partes em estruturas como pilares e de vigas feitos em concreto com armado e estrutura metálica a fim de ter uma sustentação maior.
Ao contrário do que é imaginado, a vedação é uma alvenaria diferente da estrutural. O que difere uma da outra é a utilização de vigas e pilares, coisa que não é necessário na estrutural.
Um ponto dentre outras sinalizações positivas, que é levantado na vedação é a possibilidade de ser possível a modificação na estrutura de uma edificação, isso é pelo fato dela ser a funcionalidade de separação dos ambientes. Podendo acrescentar uma satisfação na parte acústica e térmica para os residentes.
Mas para toda pontuação positiva há uma questão negativa, isso porque a execução do projeto precisa ser minuciosa para não haver perda de materiais por conta de descuido, daí procurar por bons profissionais é essencial.
Por ser uma obra que requer critérios minuciosos em toda sua estrutura, muitas vezes o custo financeiro será superior, isso decorre em relação a demanda de tempo de execução do projeto e mão de obra.
- Alvenaria ecológica
É tido como a forma mais rara de construção de alvenaria, para quem realiza o projeto com esse sistema garante que é uma boa sugestão ou escolha, já que seu custo e benefício é nítido.
Por serem feitos de materiais sustentáveis ou reutilizáveis, como os tijolos ecológicos, que em sua composição é misturado cimento e pó de mármore, garantido que pode possuir o dobro de resistências que os tijolos convencionais. Já que seu processo é feito para que se tenha uma qualidade além das estruturas convencionais. Todo o processo deste tipo de alvenaria é feito com formas de encaixe sendo uma saída mais econômica também para alguns projetos.
- Alvenaria embasamento
Essa forma de construção é para ajudar a nivelar a edificação que vai ser localizada no terreno onde vai ser construído alguma estrutura, fazendo assim a igualação de lotes que tenham aclive ou declive.
A estrutura de embasamento é feita da seguinte maneira, faz-se as vigas baldrame – as quais são estruturas de concreto com ferragens colocadas um pouco abaixo do solo ou um pouco acima, onde vai ser distribuída de forma igualitária todo o peso das paredes e afins.
Os materiais que compunham essa estrutura tem a presença do concreto, das ferragens e dos tijolos maciços. Para darem uma maior resistência à estrutura. Essa forma possibilita uma facilidade da passagem das tubulações, sem prejudicar ou interferir a viga e oferecendo uma retenção de água excelente.
Em oposto do que está acostumado a ser realizado nos outros tipos de alvenarias o valor do orçamento para realizar o procedimento dessa estrutura é feito por volume em metro cúbico (m³) do terreno. Ou seja, é o perímetro da fundação x a espessura x a altura das alvenarias.
Esse tipo de construção apesar da passagem de tempo, é realizado até o hoje, mesmo tendo sofrido com o passar do tempo mudanças nos materiais para a realização das obras.
A Tempos é uma incorporadora que realiza projetos que se destacam em dois fatores, projetos que trarão a melhor residência para seus futuros moradores e em investimentos imobiliários. Nossa proposta é oferecer as melhores oportunidades em imóveis para nossos clientes. Por isso pedimos que venham conversar conosco para nos conhecer melhor.
Seu sonho construímos aqui.